sexta-feira, 7 de outubro de 2016

PENSAMENTOS E A MÍSTICA DE SANTA TERESA D’ÁVILA



Para aqueles Sacerdotes que possam  estar enfrentando  um momento de tibieza na sua vocação e santidade, tenham Santa Teresa D’Avila como sua  << Madrinha Espiritual >>, através da graça da Comunhão dos Santos:


“Compararei a Divindade com um polido diamante muito maior que o universo. Todas as nossas ações refletem-se nele, por que Ele encerra todas as coisas, tanto que fora da sua amplitude nada existe”
“Ó Senhor, experimento tanta alegria ao pensar que as minhas infidelidades fazem com que melhor conheça a vossa misericórdia, que sinto suavizar-se a dor pelas graves ofensas que vos fiz”
“A oração consiste em tratar a Deus como um pai, um irmão, um Senhor e um Esposo”
“A oração é onde o Senhor ilumina para entender as verdades”
“Jamais creiais que adquiristes uma virtude, enquanto não a tiverdes provado com aquilo que lhe é contrario”
“Tão logo Sua Majestade o quer, Deus e a alma se compreendem, como dois amigos que não precisam de palavras para manifestar-se a grande afeição que os une”
“No nosso próximo, procuremos ver tão somente as virtuides e as boas obras e cubramos os seus defeitos considerando os nossos pecados”
“Diante da Sabedoria infinita, mais vale um breve desejo de humildade com algum ato da mesma, do que toda a ciência do mundo”
 “Tenho como certo que uma alma de oração, que se entretenha com homens doutos, jamais será enganada pelo demônio, a não ser que deseje enganar-se a si mesma. O demônio tem muito medo da força interior humilde e virtuosa, por que sabe que seria descoberto e levaria a pior”
“Deus tem cuidado dos nossos interesses muito mais do que nós mesmos, sabendo o que convém a cada um”
“O edifício da oração deve sempre alicerçar-se na humildade: quanto mais uma alma se mostra humilde na oração, tanto mais Deus a exalta”
“A todos que tudo abandonam por amor de Deus, Ele se entrega totalmente” “Construir grandes casa com o dinheiro dos pobres é muito desconveniente, e o Senhor jamais o perdoará”
“Em assunto de contemplação, muitas vezes Deus leva vinte anos para dar a alguém aquilo que a outros dá em apenas um ano. O motivo disso somente Ele o sabe”
 “Tenho certeza de que Deus jamais deixa de favorecer as almas firmemente decididas a ser dele”
“O caminho da cruz é o que Deus reserva aos seus escolhidos: quanto mais os ama, mais os sobrecarrega de tribulações”
 “Existem almas tão simples que nada sabem sobre os costumes e os assuntos do mundo, mas que, no entanto, muito entendem das relações com Deus”
 “A coragem em sofrer muito ou sofrer pouco está sempre na proporção do amor”
“Quem pede a perfeição é inundado de tantas graças a ponto de atingir aquele elevado grau que é próprio dos que já alcançaram”
 “As cruzes dos contemplativos são muito pesadas, e o Senhor só as manda para as almas já provadas desde muito tempo”
“Não há melhor meio para descobrir as insídias do demônio e obrigá-lo a dar-se a conhecer, do que o da oração”
 “As palavras de Deus fixam-se tão profundamente no espírito que não mais é possível esquecê-las, ao passo que aquelas do intelecto assemelham-se a um pensamento fugaz que subitamente se esvai da mente” “Ó Senhor! Como os cristãos pouco vos conhecem!”
 “Almejemos e pratiquemos a oração já não para desfrutar, mas para ter a força de servir ao Senhor”
“O proveito da alma não consiste em muito pensar mas em muito amar”
 “É uma grande virtude saber ter concórdia com todos e suportar-lhes os defeitos”
 “Achegando-nos do Santíssimo Sacramento com grande espírito de fé e de amor, creio que uma única comunhão é suficiente para deixar-nos ricas. O que dizer, então, de tantas que já recebemos?”
 “O Senhor não se contenta em igualar os seus dons aos nossos modestos desejos”
 “O Senhor sabe o que cada pessoa pode fazer e, quando se encontra com uma alma forte, não cessa de impor nela a sua vontade” “Senhor, como são amenos os vossos caminhos! Mas, quem os palmilhará sem medo?”
 “Gosto de insistir mais no exercício das virtudes, do que na prática das austeridades corporais”

Nenhum comentário:

Postar um comentário